Home
Tela inicial do Wordgame

Tela inicial do Wordgame

Sempre gostei de profissões da área de Exatas (quando criança eu queria ser engenheiro, na adolescência queria ser administrador e no começo da vida adulta estava certo que iria ser contador). Mas o mundo dá voltas e acabei entrando no curso de Jogos Digitais na FATEC Carapicuíba.

A primeira vez que ouvi falar deste curso fiquei vislumbrado com a possibilidade de trabalhar em algo que eu gosto (e ainda ganhar dinheiro por isso), mas como eu vi nem tudo são flores no caminho. Para começar a programar jogos (que é o objetivo do curso) você terá que estudar diversas linguagens de programação. E mesmo que você deseje partir para a área artística é imprescindível que você tenha pelo menos uma noção básica.

Sofri muito, mas passei o primeiro semestre (com uma DP em cálculo…rs). Mas não havia criado nada até então, e eu confesso que estava meio frustrado com isso. Passei seis meses estudando Java e a única coisa próxima de um jogo foi um programa que simula uma jogada de um dado.

O jogo na terceira fase...

O jogo na terceira fase…

Eis que surge uma oportunidade de apresentar algo: O primeiro Playoff de Jogos da FATEC Carapicuíba. O professor Alvaro Gabriele Rodrigues convidou todos que haviam feito jogos para mostrá-los aos calouros. Me empolguei com a oportunidade de mostrar alguma coisa feita por mim. Mas o que fazer?

Eu não tinha intimidade suficiente com o Java para que conseguisse fazer algo que valesse a pena. Aquelas estruturas (if/else, for, get/set, while) hoje parecem tão ridículas mas naquela época me davam pavor ao vê-las. A solução veio de um modo inesperado: “Vou fazer meu jogo em shell script!”. Para quem conhece, shell script não é uma linguagem fácil para fazer jogos (mas sempre tem uns loucos que tentam, como por exemplo meu amigo Doriedson que fez o mário 🙂 ) mas era a única linguagem que eu dominava, portanto seria ela mesma.

Jogo do Mário feito por Doriedson

Jogo do Mário feito por Doriedson

Como eu disse anteriormente, não dá para fazer milagres com o que eu sabia, portanto tinha que ser um jogo fácil de fazer, e tinha que estar pronto em pouco tempo (cerca de um mês). Fazer animações estava fora de questão… aí que surge a ideia do Wordgame.

Como o próprio nome sugere, Wordgame é um jogo com palavras similar ao jogo da forca (há uma palavra com alguns caracteres escondidos e o seu objetivo é identificar a palavra corretamente).

Consegui terminá-lo em duas semanas (o restante foi para consertar bugs). Foi uma experiência e tanto. Consultei vários sites entre eles o http://www.vivaolinux.com.br que me ajudou muito a entender as estruturas de repetição e a colorir a tela preta aonde reside o shell. Utilizei também a técnica de desenhar com caracteres (mais precisamente o asterisco) para melhorar a forma do jogo.

No dia da apresentação levei um dicionário (a ideia era fazer as pessoas pesquisarem as palavras e agregá-las ao seu vocabulário), mas havia o receio da rejeição (pois jogos educativos geralmente não são os preferidos do público).

Tamanha surpresa levei ao reparar que os visitantes não apenas jogaram o Wordgame como também estavam se divertindo com ele! Eu tive que preparar um pen drive com o jogo e espalhá-lo por diversos computadores para atender a demanda. Muitos me elogiaram pela criação e além disso, foi o melhor jogo em exposição no período matutino (por voto popular).

Calouros jogando o Wordgame

Calouros jogando o Wordgame

Me orgulho muito desse dia, pois me fez acreditar que não estou lá apenas para ganhar um diploma, mas para dar vida á objetos inanimados e fazer as pessoas se divertir (e aprender) com jogos.

Infelizmente não posso mostrar meu trabalho concluído pois o famoso “bug do win 7” afetou meu computador e não consegui resgatar tudo do meu hd. Isso me serviu de lição, agora em curtos espaços de tempo faço backup de meus arquivos, pois nem no Bill podemos confiar… rs.

Link para o Mário em shell script: http://terminaldeinformacao.com/2013/04/30/mario-bros-rodando-no-terminal-do-linux/

2 pensamentos em “Minha Primeira Incursão no Mundo dos Jogos: WordGame!

Deixe um comentário

