Home

logoÁs vezes o universo conspira a nosso favor. E de repente um trabalho comum na faculdade pode virar algo bem surpreendente!

Durante o primeiro e o segundo semestre, frequentei as aulas do professor Wagner Araujo e posso garantir que foram as aulas mais divertidas da FATEC Carapicuíba (os outros professores que me perdoem… rs). No primeiro semestre trabalhamos em um roteiro de jogo baseado no conto “A Cartomante” de Machado de Assis. Chegamos a mostrar como seria o gameplay (através de imagens), porém não criamos nenhum jogo (pretendo um dia utilizar esse roteiro, pois acredito ser muito bom). Também participaram desse projeto Leonardo d’Angelo, Gabriel Galves, Igor Amorim entre outros.

Menu do jogo "A Cartomante"

Menu do jogo “Shadows of London”, inspirado no conto “A Cartomante”.

Gameplay fictício do jogo

Gameplay fictício do jogo

No segundo semestre também trabalhamos em um roteiro, mas de maneira mais intensa. Esmiuçamos cada frase do conto “O Alienista” de Machado de Assis. Analisamos a loucura do personagem principal e a forma que isso está relacionado com as nossas atitudes na sociedade. E quando se obtém um grande poder como o ser humano lida com isso?

Procuramos explorar esses pontos e criar um roteiro que envolvesse todos os alunos, fazendo debates (inclusive fora da sala de aula) para chegar a um resultado comum.

Equipe do projeto

Equipe do projeto

Faltando algumas semanas para a Semana de Tecnologia que ocorre todo ano, Daniel Sá que cursa comigo na mesma sala deu a ideia de elaborarmos um jogo utilizando o roteiro criado em sala de aula. Comunicamos as nossas intenções com o professor Wagner e ele abraçou a causa (até conseguiu um horário no auditório para que apresentássemos o nosso projeto).

Concept-art de Simão Bacamarte.  Créditos: Ingrid Chesna e Paulo Fontes

Concept-art de Simão Bacamarte.
Créditos: Ingrid Chesna e Paulo Fontes

Tamanha era a responsabilidade que nos fora dada ( eu e Laura Camargo gerenciávamos o grupo) pois o prazo estava apertado e precisávamos ainda acertar vários detalhes.

Houve dias que trabalhamos no projeto após a meia noite para entregar no prazo. Era a primeira turma da faculdade a se apresentar no auditório na Semana de Tecnologia. Não poderíamos fazer nada errado.

O Boticário. Créditos: Ingrid Chesna e Cassiano H. Viana

O Boticário.
Créditos: Ingrid Chesna e Cassiano H. Viana

Consegui terminar o jogo e a turma organizou as apresentações para o dia combinado. Havia muita ansiedade de nossa parte por que não éramos mais alunos ao subir naquele palco: Éramos palestrantes.

D. Evarista Créditos: Ingrid Chesna e Cassiano H. Viana

D. Evarista
Créditos: Ingrid Chesna e Cassiano H. Viana

A nossa apresentação era de uma hora, mas o que se parecia ser um longo tempo se mostrou curto pela grandiosidade e pela riqueza do assunto tratado. Foram apresentados nossos conceitos de Loucura e Alienação, as metodologias e etapas do projeto, problemas de pesquisa, os concept-arts, um mini resumo do conto, o roteiro e por fim o jogo.

Gameplay do jogo  "Casa Verde"

Gameplay do jogo
“Casa Verde”

Foi um dia inesquecível para todos que estavam lá, trabalhamos duro e o reconhecimento veio naturalmente. A platéia, que era composta de alunos de diversos cursos além de professores aplaudiram muito durante e ao final de nossa apresentação.

Fizemos uma outra apresentação algumas semanas depois, dessa vez com maior contato com o público (a apresentação ocorreu no corredor central da FATEC) onde colocamos o nosso jogo á disposição e também esclarecíamos detalhes da concepção, da metodologia e das etapas do projeto.

Banner da segunda apresentação

Banner da segunda apresentação

Alguns meses depois, mostramos nosso jogo em um encontro com o IGDA e recebemos um bom feedback da parte deles, além de dicas para aprimorar ainda mais o projeto. E fomos escolhidos como a melhor ideia de jogo dentre todos os participantes (Além de ganhar um livro pela colocação 🙂 ).

Apresentação do jogo na reunião do IGDA

Apresentação do jogo na reunião do IGDA

Pretendo trabalhar nele pois ainda é uma pedra bruta, que precisa ser lapidada. E é por isso que quero ter um embasamento maior para colocar o projeto em prática e conseguir patrocinadores (o que não é tarefa fácil mas vamos conseguir).

Link para baixar o jogo CASA VERDE:  https://www.dropbox.com/s/g8uj19qoilokd4a/Casa%20Verde%20Setup.exe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s