Home

wordgame2

Após o sucesso do Wordgame, decidi dar uma continuidade no projeto mas dessa vez decidi programar em Java, pois o jogo pode rodar em qualquer plataforma sem necessidade de adaptação. Aí que começamos uma nova história.

Após o término do segundo semestre, decidi ocupar as minhas férias em um projeto novo(sim eu gosto de programar nas horas vagas por incrível que pareça). Só não sabia como começar. Eis que surge um vilão para me ajudar.

Comecei a procurar tutoriais de todo o tipo na internet para entender como funcionava a interface gráfica do java, mas não estava amadurecido o suficiente para entender como aplicá-la em meu jogo. Foi quando descobri o Net Beans. Vi um tutorial no YouTube explicando como utilizar o gerenciador de layout. Fiquei maravilhado com aquilo, mas sempre me disseram que o eclipse era melhor, que ninguém usa essa IDE. Mas como sou teimoso, resolvi tentar.

Menu do jogo

Menu do jogo

O gerenciador de layout do Net Beans era tudo o que eu procurava naquele momento, pois se fosse fazer tudo o que tinha planejado na mão acho que até hoje não havia nem começado…rs. Consegui com muito esforço fazer a primeira tela da primeira fase e com um menu super simples. Conforme fui aprendendo mais coisas, fui agregando meus conhecimentos no jogo, como forma de consolidar o aprendizado.

O jogo começou a crescer e já havia terminado o nível fácil. Já era a hora de testar o jogo (quero ter certeza que estou indo no caminho certo). Um belo dia, na mesa da cantina da faculdade, abri meu notebook em uma roda de amigos e propus que eles testassem o jogo. Foi muito interessante ver eles tentando desvendar as alternativas corretas, e saíram muitas risadas durante o jogo (teste finalizado com sussesso 😉  ).

Nível fácil

Nível fácil

Era a hora de criar maior dificuldade (escolher entre três alternativas é muito fácil, embora eu tenha visto muitas pessoas se atrapalhando com as pegadinhas). Comecei a criar o nível médio e difícil.

No nível médio o jogador terá que descobrir quem é a personalidade da imagem com base em três dicas (parece fácil, mas sempre deixo umas pegadinhas).

Nível médio

Nível médio

E no nível difícil temos o Wordgame original (há uma palavra com alguns caracteres escondidos e o jogador terá que descobrir as letras que faltam).

Nível difícil

Nível difícil

Ainda está em processo de evolução(falta colocar sistema de pontos, armazenagem de dados entre outras coisas). E conforme for evoluindo vou postando as versões novas aqui.

Deixe um comentário

