Home

Unity + Arduino

Começou a saga em busca do TCC… quem já passou por isso sabe como é difícil conciliar trabalho, estudo, e vida pessoal nessa época. Tem que ter talento de malabarista… Mas não é por isso que estou aqui. Vim apresentar uma introdução do meu trabalho de TCC e conforme for evoluindo, acrescentarei mais informações a respeito.

20160125_202049

Da esquerda para a direita: Núcleo, pedais, volante e câmbio.

A ideia principal é criar um simulador modular de baixo custo usando a plataforma de prototipagem Arduíno. Ele funciona da seguinte forma:

Toda a eletrônica é concentrada um um núcleo, na parte externa do simulador. Em contrapartida, temos os inputs (volante, câmbio, pedais) que contém somente eletrônica simples (como potenciômetros e botões).

A separação a eletrônica principal (no caso um Arduino Mega) dos inputs do veículo traz inúmeras vantagens:

  1. Não é necessário ter diversos simuladores (carro, moto e caminhão por exemplo), pois se abstrair o veículo temos as mesmas características (acelerador, freio, direção, câmbio entre outros). A única coisa que muda é principalmente a forma de input (volante por guidão, pedais por manoplas). E isso é facilmente trocado porque a eletrônica não fica ali como na maioria dos simuladores.
  2. Gera um custo menor, já que você só precisa comprar as peças de input.
  3. Também há uma economia de espaço, já que não é necessário comprar vários simuladores.
  4. O tipo de conexão é “plug and play” onde é só retirar uma peça e colocar a outra sem necessitar desmontar tudo ou desligar o computador.
IntroTFS

Seleção de cenas. Arte de Nathália Alves.

O software foi desenvolvido na engine de games Unity 3D e demorou cerca de dois anos para ficar no estado atual. Usamos o padrão de projetos “Dependency Injection”, para melhorar o desempenho da aplicação. Os cenários são da Asset Store (muitos gratuitos), e foram organizados de maneira que não sobrecarreguem a memória (utilizando prefabs no caso de prédios e veículos). Isso permitiu que ele seja executado em PCs mais “modestos”.

GameplayTFS

Gameplay do simulador.

A programação foi desenvolvida com ajuda do Professor André Martins, e o hardware com auxílio do Professor Thiago Xavier. Quem orientou o projeto foi Alvaro Gabrielle Rodrigues, coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba.

Apresentei o simulador em Julho de 2015 como TCC para obtenção do diploma de tecnólogo em Jogos Digitais, e foi muito elogiado devido à complexidade do projeto.

Em outubro do mesmo ano, apresentei ele na Fatec Game Week, evento semestral que tem diversas atividades interessantes, uma delas é a exposição dos trabalhos ao público, que recebeu muito bem o simulador. Isso se refletiu nos dois prêmios recebidos, o de Inovação (juri técnico) e o de melhor jogo (voto popular).

20151017_183501

Prêmios recebidos na 2ª Fatec Game Week, Inovação e Melhor Jogo.

No dia 30 de Janeiro de 2016, fui convidado pra expor o simulador na Campus Party, onde novamente foi bem recebido pelo público que deu sugestões para a melhoria do mesmo. Em consequência desse e de outros projetos (Como o óculos de realidade virtual Angoera e a Batalha de robôs com realidade aumentada). A Fatec Carapicuíba recebeu o prêmio de Universidade Destaque (por levar os melhores projetos á Campus Future, evento onde estavam as melhores Universidades de todo o país).

Premio universidade destaque

Prêmio Universidade Destaque ganho na Campus Party de 2016.

Sinto-me muito orgulhoso de fazer parte dessa Revolução Tecnológica que está acontecendo, e ser reconhecido como criador de novas tecnologias. Agradeço a todos que estão apoiando o projeto. Logo disponibilizarei a versão para pc (com uso do teclado) para jogarem gratuitamente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s